Neste artigo, exploraremos como a Neogrid, uma empresa inovadora e que possui a maior malha de dados de supply chain do Brasil, listada sob o ticker NGRD3.
A gestão de cadeia de suprimentos é um aspecto fundamental para o sucesso de qualquer empresa que deseje se destacar em um mercado competitivo. A eficiência na logística, a redução de custos e o controle adequado dos estoques são apenas algumas das áreas essenciais que podem impulsionar o crescimento dos negócios.
Importante: Esta análise não é uma indicação de compra ou venda de ativo do mercado financeiro. É simplesmente o compartilhamento de uma opinião pessoal para possíveis estudos. São decisões baseadas no meu perfil de investidor, e na composição atual do meu portfólio.
A História da Neogrid
A Neogrid foi fundada em 1999 por Miguel Abuhab, com o objetivo de desenvolver soluções tecnológicas para otimizar e automatizar a gestão de cadeias de suprimentos. Desde o início, a empresa buscou impulsionar a eficiência dos processos logísticos e fornecer aos seus clientes uma visão mais clara e precisa de suas operações.
Vale destacar que a Neogrid era um braço tecnológico da empresa DataSul, que foi vendida. Assim, Abuhab, continuou a frente da mesma, e com base na cidade de Joinville, no Brasil, a Neogrid expandiu sua presença para outros países da América Latina e ganhou reconhecimento global como uma líder em soluções de supply chain.
Atualmente, mais de 40 mil lojas e 37 mil fabricantes utilizam os sistemas da Neogrid, tornando-a uma referência no setor.
A Plataforma Neogrid
A plataforma oferecida pela Neogrid abrange desde a previsão de demanda até a gestão colaborativa com parceiros comerciais, permitindo que as empresas tomem decisões estratégicas informadas e em tempo real. A tecnologia da Neogrid é baseada em análise de dados avançada, machine learning e inteligência artificial, o que torna suas soluções altamente precisas e adaptáveis às necessidades individuais de cada cliente.
Últimas aquisições e seus serviços
A empresa realizou aquisições de outras empresas recentemente, mas espera-se que essas operações adquiridas tenham cada vez menos peso na estrutura da operação financeira, resultando em ganhos a médio e longo prazo. Vamos conhecer essas aquisições e entendê-las:
- Smarket: Oferece a gestão de promoções para supermercados, farmácias e redes de eletro;
- Horus: Une análises de mercado e do comportamento do consumidor às visões estratégicas de reposição de estoques dos produtos nas lojas;
- Arker: Traz visibilidade, controle e performance das verbas comerciais da indústria, assim, agregando informações claras relacionadas à abastecimento do varejo;
- Lett: Agrega a inteligência de dados no e-commerce, conectando indústria e varejo no cadastro de produtos, auxiliando assim, marcas e varejos a alavancarem suas vendas no e-commerce;
- Predify: Possibilita visões de precificação em toda a cadeia de suprimentos, com o objetivo de garantir a disponibilidade dos produtos e a saúde dos negócios.
Clientes e Parceiros
Observações na Parte Financeira
Claramente a operação está pressionada, mas existem 3 pontos que me chamam muito a atenção.
Foco nas Partes Rentáveis Após Troca de CEO
Desde a troca de CEO, a Neogrid (NGRD3) está focando nos seus segmentos mais rentáveis, e diminuindo suas operações “ervas daninhas”. O objetivo principal é voltar a operação para as partes mais rentáveis, especialmente no segmento ligado ao consumidor.
Espera-se assim, que a operação como um todo opere em níveis ótimos no quarto trimestre de 2023 e no primeiro trimestre de 2024. Portanto, tem-se aqui um ponto de inflexão até a operação se estabilizar após essas mudanças.
Alavancagem e Dívida
Em relação ao endividamento, observamos uma redução significativa ao longo dos anos, caindo de 58,9% em 2019, para 34,2% no primeiro trimestre de 2023. Isso é reflexo da gestão financeira responsável da empresa, que conseguiu equilibrar o pagamento de dívidas mesmo realizando aquisições, mantendo assim a boa saúde financeira.
Desde 2020, a dívida líquida/EBITDA da NGRD3 está negativa.
Receita Líquida
Mesmo com períodos pressionados, a receita vem numa crescente saudável. Outro ponto que me chamou muita atenção, positivamente, é o fato de 87,4% da receita ser proveniente do Brasil, pois é o país onde acredito que irá crescer no curto/médio prazo, diferente do cenário internacional mais pressionado.
Conclusão e Insights
Por fim, conforme Minhas operações, sigo comprado e comprando mais NGRD3. Ela é uma empresa que está extremamente ligada ao consumo do nosso país, e acredito numa redução da taxa de juros. Isso acontecendo, alavancará todo esse setor.
Não somente isso, mas a empresa também tem uma excelente saúde financeira, sabendo passar por momentos turbulentos, como passamos desde a última pandemia.
Também, a Neogrid faz parte de um ramo que é extremamente difícil trocar de empresa, imagine ter que alterar todo o ecossistema logístico tecnológico da sua empresa. Portanto, visto que a Neogrid tem parcerias com grandes empresas do mercado, acredito também que, além dela manter sua recorrência, com uma possível retomada do varejo, ela adquira novas parcerias.
[…] fim, reitero a confiança na posição da Neogrid no mercado, como já demonstrada na análise do 2T23. A análise dos resultados da Neogrid no 3º trimestre de 2023 (NGRD3 3T23) revela uma empresa em […]