Esse ano está sendo marcado pelas ações de IA americanas, como a Nvidia, que está com uma alta de 226,20% no ano.
Sabemos que as máquinas são excelentes em realizar cálculos, mas não são tão eficientes em tarefas que muitos de nós realizamos com facilidade, como processamento de linguagem, percepção visual, manipulação de objetos, raciocínio, planejamento e aprendizado. A inteligência artificial (IA), incluindo seus desdobramentos em aprendizado profundo e aprendizado de máquina, utiliza computadores para realizar tarefas que normalmente requerem inteligência humana.
Neste artigo, iremos abordar o básico sobre a IA, bem como comentar sobre alguns ativos americanos, ou se preferir, algumas BDRs (Brazilian Depositary Receipts) as são possíveis de adquiri-las através da nossa B3.
Importante: Esta análise não é uma indicação de compra ou venda de ativo do mercado financeiro. É simplesmente o compartilhamento de uma opinião pessoal para possíveis estudos.
1. Como as empresas utilizam a inteligência artificial?
A IA é criada por meio do aprendizado de máquina, que envolve treinar um sistema com grandes quantidades de dados. Em seguida, ele utiliza o sistema treinado para fazer inferências sobre novos dados que nunca viu antes.
O exemplo mais simples é um sistema projetado para detectar objetos. Imagens com esses objetos são fornecidas ao sistema, que “aprende” como detectar esses objetos em outras imagens. Dessa forma, quanto mais objetos em imagens ele detecta, mais precisa se torna a detecção.
Muitas empresas de tecnologia usam a IA para tornar suas operações existentes mais poderosas, através de aplicações de alto perfil, incluindo robótica, carros autônomos e assistentes virtuais. O Google, uma subsidiária da Alphabet (GOOG), usa IA para filtrar spam para os usuários do Gmail. A Amazon (AMZN) utiliza IA para recomendar produtos aos clientes, enquanto a Netflix (NFLX) utiliza IA para orientar a criação de conteúdo e recomendações.
Algumas empresas também lucram diretamente com a IA, vendendo hardware, software, serviços ou expertise de que a tecnologia precisa. Estas são verdadeiras ações de IA e incluem as listadas e descritas abaixo.
2. Principais Ações de IA para comprar em 2023
2.1. Nvidia (NASDAQ:NVDA)
Primeiramente, a principal empresa de chips gráficos, Nvidia, aproveitou o boom da IA, com suas placas gráficas se tornando o padrão em data no mundo. A fase de treinamento do aprendizado de máquina exige muita potência de computação; a fase que segue, a fase de inferência, requer menos. Os chips de processamento de gráficos (GPU), usados principalmente para renderizar videogames, suportam ambas as fases.
O negócio de data center da Nvidia representa uma parte cada vez maior da receita total da empresa e superou seu segmento de jogos em receita no ano fiscal de 2022. Esse segmento não está totalmente relacionado à IA – as placas gráficas da Nvidia são usadas para acelerar uma ampla variedade de aplicações de data center. Mas a IA é uma das forças motrizes por trás do crescimento da empresa.
Seus chips são populares para cargas de trabalho exigentes, como aquelas que modelos de linguagem grandes exigem, e a empresa acabou de lançar uma nova série de plataformas de inferência projetadas especificamente para IA generativa.
Carros autônomos são outra área de foco. A Nvidia desenvolve plataformas, incluindo hardware e software, que podem alimentar recursos de assistência ao motorista, bem como a direção totalmente autônoma.
Um carro autônomo deve processar grandes quantidades de dados de vários sensores e câmeras em tempo real, detectar objetos como pedestres e outros veículos e tomar decisões complexas. Eles exigem uma quantidade tremenda de potência de computação, e é exatamente isso que a plataforma da Nvidia oferece.
Seu segmento de visualização profissional, que inclui seu universo, também tem muito potencial em IA.
As placas gráficas da Nvidia podem um dia ser substituídas por processadores mais especializados projetados para IA, mas, por enquanto, a empresa está em uma posição invejável.
2.2. IBM (NYSE:IBM)
Esta empresa de tecnologia legada é um fornecedor integrado de hardware, software e serviços para grandes clientes empresariais. Seus sistemas de computador mainframe ainda são ubíquos em determinadas indústrias, e ela regularmente assina acordos de tecnologia plurianuais no valor de centenas de milhões de dólares cada.
A estratégia da IBM com a IA é aplicar a tecnologia de maneiras que aprimorem a inteligência humana, aumentem a eficiência ou reduzam os custos. Na indústria de saúde, a tecnologia de IA da IBM está sendo usada para criar planos de cuidados individualizados, acelerar o processo de lançamento de novos medicamentos e melhorar a qualidade dos cuidados, embora tenha vendido seu negócio Watson Health no início de 2022. Na indústria de serviços financeiros, por meio da aquisição da Promontory Financial Group em 2016, a IBM está usando a IA para ajudar os clientes com a tarefa assustadora de conformidade regulatória financeira.
Embora o mercado de produtos e serviços de IA seja fragmentado, a IBM está liderando a indústria. A empresa de pesquisa de mercado IDC classificou a IBM como líder em plataformas de software de IA, com uma participação de mercado de 13,7% em 2020, um aumento de 46% em relação ao ano anterior.
A IBM é uma empresa complicada passando por uma transformação, e a IA está longe de ser sua única oportunidade de crescimento. Mas se você está procurando investir em uma empresa bem posicionada para se beneficiar do boom da IA, a IBM é uma boa escolha.
2.3. Microsoft (NASDAQ:MSFT)
A Microsoft tem recebido muita atenção ultimamente, graças à sua parceria com a OpenAI. A Microsoft começou a investir na startup de tecnologia em 2019 e recentemente investiu mais US$ 10 bilhões na OpenAI após o lançamento do ChatGPT.
Ela lançou uma nova versão de seu mecanismo de busca Bing, alimentado pelo ChatGPT, e a empresa está correndo para incorporar recursos do GPT em seu portfólio de produtos, incluindo seu serviço de infraestrutura em nuvem Azure, navegador web Edge, suíte de software de produtividade Office e Bing.
O CEO Satya Nadella, afirmou repetidamente que vê a IA como a próxima grande plataforma de computação e o investimento de US$ 10 bilhões na OpenAI é um sinal de sua convicção na IA e em sua crença de que precisa liderar essa transição para não ficar para trás, como aconteceu com a era móvel.
Dessa forma, a Microsoft também está aproveitando o poder da IA de outras maneiras, incluindo a documentação clínica automatizada na área de saúde, para reduzir o trabalho burocrático e administrativo, e usando o Azure para permitir que os clientes construam ferramentas de IA personalizadas.
2.4. Amazon (NASDAQ:AMZN)
Talvez nenhuma empresa esteja usando mais amplamente a IA do que a Amazon. O fundador e presidente executivo, Jeff Bezos, tem sido um evangelista da IA e do aprendizado de máquina. Embora a Amazon tenha começado como uma varejista online, a tecnologia sempre esteve no cerne da empresa.
Hoje, a Amazon usa inteligência artificial em tudo, desde o Alexa, sua tecnologia ativada por voz líder no setor, até suas lojas de supermercado sem caixa Amazon Go.
O comércio eletrônico da Amazon também se baseia na IA, pois algoritmos executam suas recomendáveis lojas para comércio eletrônico, streaming de vídeo e música. Além disso, a Amazon usa IA para determinar classificações de produtos.
Mesmo as operações logísticas da Amazon se beneficiam de sua competência em IA, que ajuda no agendamento, roteamento e outras formas de melhorar a precisão e eficiência da entrega. A entrega por drone, que a empresa há muito busca implementar, seria mais uma aplicação de IA para a gigante da tecnologia.
É difícil quantificar o impacto da IA nos negócios da Amazon, mas está claro que é um componente-chave da vantagem competitiva da empresa. Ao longo de sua história, ela esteve na vanguarda das tecnologias emergentes, como comércio eletrônico, livros eletrônicos, computação em nuvem, streaming, e tecnologia de voz. A IA fornece grande parte da infraestrutura que ajuda a empresa a entrar rapidamente e de forma eficaz em novos negócios.
2.5. C3.ai (NYSE:AI)
A C3.ai pode ser a coisa mais próxima no mercado de ações de IA pura, como o nome da empresa e seu ticker indicam. Enquanto as empresas listadas acima são gigantes da tecnologia diversificada ou de chips relacionados à IA, a inteligência artificial é o foco exclusivo da C3.ai.
A C3.ai é uma empresa de software como serviço (SaaS) cujo software permite que empresas implantem aplicativos de IA em grande escala. As ferramentas da empresa ajudam seus clientes a acelerar o desenvolvimento de software e reduzir custos e riscos, e elas têm uma ampla variedade de aplicações. Por exemplo, a Força Aérea dos EUA usa o C3 AI Readiness para prever falhas em sistemas de aeronaves, identificar peças sobressalentes e encontrar novas maneiras de aumentar a capacidade da missão. A empresa de serviços públicos europeia Engie (ENGIY 1.19%) está usando o C3 AI para analisar o consumo de energia e reduzir os gastos com energia.
Também está lançando sua própria suíte de IA generativa com busca empresarial como primeiro produto. Assim, a busca empresarial permite que os clientes usem uma interface de linguagem natural para localizar e recuperar dados relevantes em todos os sistemas de informações da empresa.
A C3.ai é a primeira empresa em seu setor e afirma não estar ciente de uma plataforma de desenvolvimento de IA empresarial de ponta a ponta em competição direta com ela. Essa posição única pode fazer da empresa um grande vencedor a longo prazo, embora o mercado de SaaS de IA esteja evoluindo e possa atrair a concorrência de grandes infraestruturas em nuvem, como Amazon ou Microsoft.
3. Outras Vertentes de Ações de IA
Todas as ações acima usam tecnologias de aprendizado de máquina (machine learning), mas se você está procurando mais opções, aqui estão outras duas que valem a pena considerar:
3.1. Alteryx (AYX)
A Alteryx é uma fornecedora de software de análise de dados que capacita os trabalhadores de dados a resolver problemas com uma ampla variedade de ferramentas de análise e ciência de dados. Sua Alteryx Intelligence Suite, um dos vários produtos, oferece recursos de aprendizado de máquina, incluindo modelagem automatizada e processamento de linguagem natural para construir modelos.
3.2. DocuSign (DOCU)
A DocuSign, uma líder em software de assinatura digital com IA, fez avanços significativos no aprendizado de máquina nos últimos anos. Em 2020, a empresa adquiriu a Seal Software, uma empresa de análise de contratos empresariais que usa aprendizado de máquina para organizar e identificar riscos e oportunidades em contratos. Por anos, a DocuSign vem construindo ferramentas de aprendizado de máquina, como o DocuSign Insight, para ajudar na análise de contratos por meio do processamento de linguagem natural.
4. Ações de IA com Foco em Aprendizado Profundo
O aprendizado profundo (deep learning) é um subconjunto do aprendizado de máquina que utiliza redes neurais artificiais inspiradas no cérebro humano. É o tipo mais avançado de inteligência artificial e é crucial em tecnologias como carros autônomos. O aprendizado profundo está fazendo avanços em áreas como saúde preventiva, onde algoritmos preditivos são necessários, e difere do aprendizado de máquina por não exigir entradas humanas.
Entre as empresas intimamente associadas ao aprendizado profundo estão a Nvidia, cujos chips GPU usam aprendizado profundo para alimentar data centers e permitir direção autônoma e computação em nuvem, entre outras funções.
A Alphabet tem exposição ao aprendizado profundo por meio de vários de seus negócios, incluindo sua startup de veículos autônomos Waymo. Também é proprietária da DeepMind, plataforma que pode diagnosticar doenças oculares, prever as formas das proteínas e acelerar o processo de descoberta científica.
5. Investindo em Ações de IA pela B3
Se você não quer abrir conta em corretoras do exterior, pode investir em ações americanas através da nossa B3, adquirindo as BDRs, são elas:
- Alphabet/Google (BDR: GOGL34)
- Microsoft (BDR: MSFT34)
- Meta (BDR: M1TA35): Focada em serviços de transcrição de áudio para texto e vice-versa, bem como na escalabilidade de sistemas de automação. A Meta tem uma enorme base de usuários que inclui o Facebook, Instagram e WhatsApp.
- Amazon (BDR: AMZO34)
- Nvidia (BDR: NVDC34)
Conclusão
Os gastos totais em sistemas de IA devem chegar a US$ 97,9 bilhões em 2023, em comparação com US$ 37,5 bilhões em 2019. Para o período de cinco anos que termina em 2023, prevê-se que o setor de IA cresça a uma taxa anualizada de 28,4%.
Com o mercado de IA já grande e ainda crescendo rapidamente, muitas empresas podem lucrar com a IA. Embora escolher ações em uma indústria em crescimento envolva muita incerteza, todas essas principais ações de IA valem a pena considerar.
Por fim, vale destacar que as ações de IA são extremamente difíceis de analisar, pois a maioria das pessoas são leigas no assunto. Portanto, busque bastante conhecimento antes de investir nesse tipo de ativos.
[…] Microsoft – que também está na lista de Ações de IA: Guia de Melhores Ativos Americanos e BDRs 2023 – reconstruiu seus negócios para se concentrar em receitas recorrentes de assinaturas, o que […]