Pular para o conteúdo

Como Investir: A Rota Completa do Investidor

Esta página é dedicada a todos que desejam a começar a investir e trilhar um caminho de prosperidade.

Tenha capital

Primeiramente, não adianta ter a vontade de investir se você não tem ao menos um dinheiro sobrando final do mês. É necessário que você entenda e tenha o mindset de que o dinheiro é a mola do mundo, por isso, leia:

Entenda qual o melhor investimento para você

Nesta etapa, não seja um “Maria vai com as outras”, entenda qual o seu perfil de investidor, seja para investir em bolsa de valores, seja para investir num negócio, ou seja lá qualquer outra coisa que você acredita que lhe trará prosperidade. Por isso, leia:

Conhecendo a renda fixa

Se você decidiu empreender ou qualquer outra coisa que não envolva investimentos em ativos, não tenho propriedade para tal, caso contrário, sigamos! Agora é necessário entender os tipos de investimentos e qual se adequará mais ao seu perfil.

Vale destacar que não existe uma regra. Particularmente, comecei com renda fixa, e conforme os anos foram passando, migrei para a renda variável. Portanto, para você conseguir distinguir os dois, leia:

Conhecendo a renda variável

Entretanto, se você busca retornos mais altos e, consequentemente, mais emoções proporcionadas pela volatilidade, a renda variável é uma ótima pedida. Atualmente, apenas minha reserva de emergência está em renda fixa, e todo o restante do patrimônio está em ativos da Bolsa de Valores. Então, sem pressão, leia:

Se aprofundando mais na renda variável

Agora, o game começa a ficar mais interessante, e você necessita estudar mais se quiser aumentar suas chances de ganhos. Muitos aprendizados você terá através de pessoas mais experientes que já passaram por 90% do que você irá passar, porém tem coisas que você só aprenderá através da vivência. Por isso, leia:

Foco em Dividendos