Pular para o conteúdo

Michael Burry Não Apostou US$ 1,6 Bi Contra o Mercado. Entenda!

Michael Burry acabou de revelar o que a mídia convencional está chamando de uma enorme aposta contra o mercado de ações, mas na realidade, há um pouco mais por trás disso. Burry, que ficou em silêncio no rádio e excluiu sua conta no Twitter no início deste ano, acaba de divulgar sua declaração, e nela vemos duas notáveis posições de opções de venda contra o mercado de ações. À primeira vista, parece que ele abriu duas posições maciças de opções de venda contra o S&P 500 e o NASDAQ 100, no valor de 887 milhões e 739 milhões de dólares, respectivamente.

O Tamanho Real da Aposta de Michael Burry

Apesar de se tratar de uma aposta contra o mercado, a verdade é que a mídia e a comunidade inflaram essa história muito mais do que ela merece. Na realidade, a aposta dele provavelmente é razoavelmente pequena, certamente não está nem perto do tamanho que as manchetes estão sugerindo.

Você vê, as opções de venda dão ao detentor o direito de vender ações a um preço predeterminado, chamado de preço de exercício. Portanto, se eu comprei uma opção de venda com um preço de exercício de dez dólares, eu gostaria que o preço da ação caísse abaixo de 10, porque então eu posso comprar as ações no mercado aberto por menos e vendê-las ao investidor que me vendeu a opção de venda por dez dólares.

investidor

Se o preço da ação cair para seis dólares, tenho o direito de vender para esse investidor por 10 e ganhar quatro dólares. Isso é exatamente o que Michael Burry fez com o S&P 500 e o NASDAQ 100. Ele comprou opções de venda de outro investidor e, para ganhar dinheiro, ele precisa que o valor desses ETFs caia abaixo do preço de exercício.

No entanto, aqui está a questão: ele não apostou mais de 1,6 bilhão de dólares nessas quedas de índices. Esse número representa o valor total de mercado do número de ações em que ele comprou opções de venda. Na realidade, os contratos de puts custam muito menos para comprar do que as próprias ações, então ele definitivamente não fez uma aposta nesse valor. Sua declaração confirmou que ele comprou opções de venda contra quatro milhões de ações, dois milhões cada contra o SPY e o QQQ, o que significa que ele comprou um total de 40.000 contratos de opções de venda, já que cada contrato de opção representa 100 ações.

Falta de Informações Concretas

Mas aqui está a coisa: se acessarmos o Yahoo Finance e olharmos para os contratos de opções de venda com datas de vencimento de cerca de um mês a partir de agora, dependendo do preço de exercício, vemos um custo de 30 centavos por ação, um dólar por ação e seis dólares por ação. Isso é muito menor do que o preço da ação do SPY, que está atualmente em torno de 450 dólares por ação. Então, quanto Michael Burry apostou contra o mercado? Infelizmente, a realidade é que simplesmente não sabemos. A razão pela qual não sabemos é porque a única coisa que é relatada é quantos contratos de opções ele comprou e se eram de venda ou compra. O que não sabemos são as informações sobre quais eram os preços de exercício ou mesmo as datas de vencimento.

E sem entrar muito nos detalhes, esses dois fatores influenciam bastante o preço da opção de venda. Quanto mais próximo o preço de exercício estiver do preço atual da ação, mais a opção custará, porque é mais provável que funcione a favor do comprador antes da data de vencimento. Da mesma forma, quanto mais longa for a data de vencimento da opção, mais ela custará, porque há mais tempo para as condições se concretizarem. Com isso em mente, Michael Burry poderia ter feito várias coisas. Ele poderia ter gasto uma pequena quantia de dinheiro fazendo uma aposta de que o mercado cairia muito, ou poderia ter feito uma aposta muito maior de que o mercado cairia um pouco. Claro, nada o impede de fazer uma mistura de ambas as opções.

Data de Execução Incerta

Além disso, nem mesmo sabemos em qual período de tempo ele está apostando que isso acontecerá. Infelizmente, quando se trata de opções relatadas na declaração, simplesmente não há dados suficientes fornecidos para concluir algo além do fato de que Michael Burry está de fato fazendo algum tipo de aposta onde ganhará dinheiro se o S&P 500 e o NASDAQ 100 caírem em valor.

E aqui está outra coisa: como costuma acontecer com Michael Burry, é difícil tirar conclusões fortes de sua declaração, pois ele provou repetidamente que, embora tenha a mentalidade de um investidor em valor, ele gosta de fazer negociações de curto prazo. Ele não é o mesmo tipo de investidor “comprar e manter” como Warren Buffett ou Charlie Munger.

Na verdade, ele entra e sai do mercado com tanta frequência que, devido ao fato de as declarações serem mantidas por 45 dias após o final do trimestre, nem podemos ter certeza se ele ainda mantém essas posições de opções de venda. Pode muito bem ser o caso de que ele já as tenha vendido e passado para outra coisa, o mesmo vale para as mudanças que ele fez em seu portfólio de ações.

A Contradição Aparente no Portfólio de Michael Burry

E é aqui que a trama se complica, pois, enquanto ele aposta que o S&P 500 e o NASDAQ 100 vão cair, ele também adicionou muitas ações individuais ao seu portfólio. Portanto, faz sentido que ele tenha adicionado 25 novas ações e aumentado três posições existentes, além de reduzir três posições e vender 15 posições. Isso significa uma rotação significativa no portfólio, e se você observar, ele investiu quase a mesma quantia no final dos últimos trimestres.

Ele simplesmente substituiu uma série de ativos por outros, e isso se parece muito com o portfólio de um trader. Já mencionei isso antes, mas vou mencionar novamente: olhe para o histórico das declarações de Warren Buffett e veja como ele é consistente. Ele é claramente um investidor de longo prazo. Agora, olhe para Michael Burry. Note algo? É tudo muito variado. A única coisa consistente ali é a inconsistência. Portanto, tudo isso deve ser considerado com cautela.

Agora, por que Michael Burry aparentemente está se contradizendo na mesma declaração, ao apostar que o mercado de ações vai cair, mas ao mesmo tempo adiciona várias ações individuais ao seu portfólio? Isso é intrigante, mas veja a composição do S&P 500 e do NASDAQ 100. Olhe para o peso desses índices lado a lado e observe as maiores participações de ambos: Apple, Microsoft, Amazon, Nvidia, Meta, Google e Tesla. Esses sete negócios agora são conhecidos como “Os Sete Magníficos”. Por quê? Porque eles são responsáveis por uma grande parte da alta do S&P 500 ao longo de 2023. Tudo isso se resume à especulação em torno de palavras-chave importantes: inteligência artificial.

A Estratégia de Burry

Portanto, na minha opinião, a estratégia de portfólio de Michael Burry se resume a uma aposta de curto prazo de que essa euforia do mercado de ações causada pela IA não vai durar. Se essas sete ações perderem força, o que é possível, considerando que elas representam 27% do peso do S&P 500, elas podem arrastar todo o mercado, especialmente o NASDAQ 100. Mas, por outro lado, ele ainda encontra oportunidades individuais por aí. Isso explica por que ele adicionou essas 25 ações ao seu portfólio.

burry

Conclusão: Michael Burry e Seu Portfólio

Por fim, no final do dia, não acredito que possamos tirar muito mais conclusões dessas informações além de usá-las como uma lista de ideias para possíveis investimentos. Como mencionei antes, Michael Burry é um investidor único, e suas ações e escolhas podem ser difíceis de prever. No entanto, essa análise nos dá um vislumbre do que está acontecendo em seu mundo financeiro.

Todo essa repercussão nada mais é para vender susto, pois é um tipo de especulação que gera bastante visualização. Sugiro não tomar decisões baseadas em notícias que são focadas em gerar pânico no mercado, ainda muito quando há poucos informações disponíveis.

Mais Artigos Relacionados

Faça parte da nossa Newsletter.

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade

0 0 votos
Avaliação do Artigo
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários